Descubra como as Máquinas Automáticas de Aplicação de Rótulos Termoencolhíveis, os Sleeves, podem ajudar sua empresa a produzir de maneira mais eficaz e moderna

Uma das tecnologias que mais vem ganhando destaque na indústria de rotulagem de produtos é a de aplicação de rótulos termoencolhíveis, os famosos sleeves. Este tipo de aplicação permite diversas possibilidades em embalagens e reúne uma série de benefícios para as empresas que a utilizam.

Neste artigo, vamos entender os diferentes tipos de máquinas automáticas que existem para a aplicação de rótulos termoencolhíveis, quais são os seus benefícios e, quando é mesmo necessário utilizar uma máquina desta natureza.

 

 

Quais são os diferentes tipos de Máquinas Automáticas de Rótulos Termoencolhíveis?

As Máquinas Automáticas de Rótulos Termoencolhíveis se dividem em duas partes ou sistemas:

– Sistema de aplicação do sleeve;

– Sistema de encolhimento.

 

A Epet do Brasil trabalha na fabricação de dois sistemas de aplicação automática de rótulos termoencolhíveis. São eles:

  • Sistema Torpedo Vertical

O mais utilizado no mundo, o sleeve entra num torpedo, que abre o sleeve para ser cortado na medida e lançado na embalagem. Possui facas rotativas e a velocidade máxima por cabeçote é de até 450 p.p.m, dependendo do tipo e formato da embalagem. Pode ser utilizado tanto com embalagem vazia ou cheia.

  • Sistema Formador Inclinado

Muito especializado, utilizado na aplicação de sleeves com no máximo 120mm de altura. Possui um formador de abertura com faca que corta o sleeve quando ainda está achatado.   Logo, abre o sleeve com ventosas. Seu desenho inclinado consegue aplicar com excelente eficiência. Pode ser utilizado com embalagem vazia ou cheia. A velocidade máxima por cabeçote é de 200 p.p.m.

A decisão de qual dos sistemas de aplicação automática de rótulos termoencolhíveis se utilizará, depende do tipo de embalagem, velocidade da linha, espaço, etc.

 

Confira alguns modelos de maquinas  aplicadoras de Sleeves:

  • Aplicadora Automática de Sleeves Epet AS E GR (Sistema Torpedo)

As Aplicadoras Automáticas de Sleeves EPET AS e GR são máquinas para utilização em sua maioria, em embalagens vazias e com capacidade de até 600 p.p.m, (com 2 cabeçotes) dependendo do tamanho e forma da embalagem. Elas sao direcionadas para embalagens com no máximo 95mm(AS) e 145mm(GR) de diâmetro e com filmes de 35 a 60 mic. de espessura.

 

  • Aplicadora Automática de Sleeves EPET AB e GRB

Já, a Aplicadora Automática de Sleeves EPET AB e GRB é uma máquina para utilização em sua maioria, em embalagens cheias e com capacidade de até 600 p.p.m (2 cabeçotes),   e tem as mesmas especificações da aplicadora AS e GR.

 

  • Aplicadora Automática de Sleeves em Potes ou Copos EPET AC e GR COP- R

As Aplicadoraa Automáticaa de Sleeves em Potes ou Copos EPET AC e GR COP- R atendem a linha completa de potes e copos vazios. Tendo capacidade de até 300 p.p.m, dependendo do tamanho e forma da embalagem. Ela é direcionada para embalagens com no máximo 95mm e 145mm de diâmetro e com filmes de 35 a 60 mic. de espessura.

 

  • Aplicadora Automática de Sleeves M5 e M6

As Aplicadoras Automáticas de Sleeves M5 e M6 atendem linhas de baixa velocidade e destaca -se  por ser compacta. O cabeçote mede 500 x 600 x 500mm e consegue atingir uma velocidade de até 100 p.p.m. para sleeves de até 80mm de altura.

 

Quais são os benefícios das Máquinas Automáticas de Aplicação de Rótulos Termoencolhíveis?

As Máquinas Automáticas de Aplicação de Rótulos Termoencolhíveis além de vestirem a embalagem dos produtos de forma parcial ou completa conforme a necessidade, permitem a utilização de um maior espaço para informações e identidade visual dos produtos e da marca em si, porque cobrem 360º da embalagem.

Além de tudo isso, esta embalagem inovadora dá ao fabricante maior liberdade para a escolha do frasco de seu produto e, permite a sustentabilidade de forma mais efetiva pois facilita a reciclagem já que não há adesivagem, na maioria dos casos.

Entre as vantagens também está a possibilidade de em um frasco ou pote, rotular e lacrar com o mesmo rótulo, transmitindo uma confiança maior ao consumidor.

 

Quando devo utilizar uma máquina automática de Aplicação de Rótulos Termoencolhíveis?

Conhecer os tipos de máquinas automáticas para aplicação de sleeves e suas funcionalidades são de extrema importância para trabalhar de forma que gere lucro para a sua empresa. Porém, é preciso entender quando você deve utilizar estas máquinas e quando elas não são necessárias.

O sleeve é um dos poucos sistemas de rotulagem que permite de forma manual o mesmo resultado final de rotulagem da aplicação automática, porque o responsável pelo acabamento e  o túnel de encolhimento. Quer dizer que a definição por aplicação manual ou automática passa por um cálculo de mão de obra x investimento.

Daremos um bom exemplo:

Com cinco pessoas trabalhando manualmente com um túnel “sleevando” um frasco redondo de 500ml, é possível conseguir uma produção de 60/80 frascos/minuto. Com um equipamento automático simples, utilizando uma pessoa, pode-se conseguir até 100 p.p.m., sempre que  o abastecimento seja em linha de produção. As despesas das quatro pessoas que deixaram de ser utilizadas permitirão amortizar o investimento em um ano, assim como também ter uma produção controlada e sistêmica.

É muito importante integrar a EPET desde o início do projeto, com todos os departamentos da empresa, porque existem muitas soluções e alternativas, que com uma previsão adequada podem ser resolvidas. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou precisa de um orçamento? Então fale com a equipe da EPET Brasil: 55 11 2076-0021 | comercial@epet.ind.br.