Embalagens inteligentes vendem mais!

A indústria de embalagens e rótulos de produtos estão cada vez mais dinâmicas e possibilitando a personalização conforme os projetos solicitados. Atualmente, mais do que proteger o alimento, as embalagens devem atrair o público, ser funcionais e diminuir o impacto ambiental. Diferente do que se via em décadas anteriores onde, uma das únicas exigências era conservar e garantir o transporte do alimento das prateleiras até a casa do consumidor.

Outro fato que modificou este olhar sobre as embalagens de produtos diversos foi a exigência do consumidor que, com o acesso à informação e a uma diferente cartela de opções, acabou por não se contentar com o básico.

Mas, além do consumidor, a indústria também ganha muito com a tecnologia aplicada às embalagens. Afinal, embalagens inteligentes vendem mais! Vamos entender melhor agora:

Conforme a Associação Brasileira de Embalagem, o objetivo principal das embalagens inteligentes é, além de criar um material sustentável, agregar algum tipo de funcionalidade à embalagem. Elas são o tipo de embalagem que interage de alguma forma com o consumidor, sendo uma extensão da comunicação e do que está acontecendo com o produto que está ali embalado.

Entre alguns exemplos de embalagens inteligentes que são um sucesso está o desenvolvimento de uma embalagem que muda de cor para indicar o estado de conservação de um alimento. Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) estudam que a cor da embalagem ajudaria os consumidores e também comerciantes a se certificarem de que os produtos das prateleiras ainda estão aptos para o consumo ou não.

Outro exemplo de embalagem inteligente está o rótulo desenvolvido para a Skyy Vodka. A embalagem brilha no escuro, chamando a atenção, interagindo com o consumidor, já que a sua inspiração é o céu da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Sem contar, nas latinhas de cerveja já desenvolvidas pela Skol, por exemplo, que são capazes de mostrar quando a bebida está em uma temperatura ideal para consumo. Neste caso, existe a aplicação de Tinta Termocrômica.

A comunicação com o consumidor, em alguns casos pode ser feita também através da aplicação de QR Codes, que permitem o armazenamento de infinitas informações sobre o produto.

A EPET com sua linha de equipamentos está sempre inovando para ajudar na evolução deste segmento de embalagens inteligentes.

Consulte-nos!